Grupo Pró-Estudar abre inscrições para o vestibulinho 2026
As atividades do ‘cursinho’ ocorrerão aos sábados, das 7h30 às 12h30, na Escola Municipal Adelino Bordignon, espaço cedido por meio de uma parceria com a Prefeitura de Matão/Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Para ingressar no GPE em 2026, será necessário participar do vestibulinho (prova de ingresso), que acontecerá no dia 28 de fevereiro (sábado), das 8h às 12h na Escola Municipal Adelino Bordignon. A prova será composta por questões de múltipla escolha, cobrindo conteúdos do 1º e 2º anos do ensino médio. As aulas terão início em março e seguirão até outubro de 2026.
As inscrições serão realizadas exclusivamente online, entre os dias 01 e 22 de fevereiro, até as 18h, por meio de um formulário disponível pelo link abaixo: https://forms.gle/oxsoQSepAKJxVb336
O Grupo Pró-Estudar (GPE) desenvolve um cursinho comunitário, totalmente gratuito, fundado em 2012, por jovens matonenses voluntários que acreditam no poder transformador da educação. Desde sua criação, o GPE tem como missão compartilhar conhecimento e lutar pela democratização do acesso às universidades, oferecendo oportunidades reais para estudantes de escolas públicas.
Em 2026, o cursinho contará com uma equipe recorde de 39 jovens voluntários, com média de idade de 22 anos. Esses jovens estudam em universidades da região ou já se formaram e retornam à cidade para, de forma voluntária, ministrar as aulas e coordenar as atividades do cursinho aos sábados.
A cada sábado, serão ministradas as disciplinas regulares do ensino médio, além de palestras que abordarão temas como escolhas de carreira, vida universitária, mercado de trabalho, saúde mental e outros assuntos relevantes para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes.
Para mais detalhes do processo seletivo, acesse o edital disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/17mvgjyu-cDQEHEHIgav4rMFektWKMiBZ/view?usp=sharing
O vestibulinho é destinado a estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escolas públicas (municipais, estaduais, federais ou técnicas) e àqueles que já concluíram o ensino médio na rede pública, desde que não estejam cursando o ensino superior. Para este ano, serão abertas 60 vagas.
Os jovens voluntários se dedicam a mediar o conhecimento dos estudantes, com entusiasmo, proporcionando uma experiência educativa diferenciada, que complementa o currículo escolar e aborda temas importantes para a formação cidadã e profissional. Além disso, o projeto promove a melhoria da educação pública, aproxima os jovens do trabalho voluntário e fortalece o acesso democrático às universidades.
O jovem matonense de 27 anos, Murillo Trevisanello Pinotti, diretor do GPE, reforça a importância do projeto: “Agradecemos o apoio e carinho dos jovens, famílias e parceiros da cidade que acreditam no nosso trabalho. Manter um cursinho comunitário 100% gratuito e voluntário por 15 anos é uma missão que exige compromisso e paixão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história ao lado de uma equipe incrível, que representa o potencial da nossa juventude matonense. Nosso objetivo é sempre honrar o nome de Matão quando o assunto é educação pública e mostrar que é possível fazer a diferença.”
Para mais informações, acesse o instagram do Grupo Pró-Estudar: @gproestudar