Pessoas idosas contam histórias de suas infâncias em oficina da memória nos CRAS
Prefeitura desenvolve atividades para expansão do conhecimento, fortalecimento de vínculo, convivência e estímulo a memória entre pessoas 60+ e idosas.

Nesta quarta-feira (15/10) haverá Campeonato de Dominó e em 31 de outubro uma ‘Festa baile’ (das 14h às 17h) para fechar as comemorações do mês da pessoa idosa no Centro Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), na Rua João Ribeiro, nº 271, Residencial Monte Carlo.
No mês em que comemoramos o Dia das Crianças e o Dia da Pessoa Idosa, resgatar histórias que marcaram a infância das pessoas idosas é uma das propostas da Oficina da Memória desenvolvida nos CRAS em Matão. Uma ampla programação é voltada ao público 60+, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Ao todo seis equipamentos públicos, sejam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), somados ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) mantém diversas atividades.
A programação é mediada por equipe multiprofissional de educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Aproximadamente 250 pessoas idosas frequentam as oficinas da memória, recreações, eventos, sendo que 134 estão vinculadas aos CRAS e mais 120 ao CCPI. “Temos visitado os locais e participado das atividades, onde as pessoas estão reunidas e conversando com todos percebemos o quanto é importante se reunir para exercitar a memória, fortalecer as amizades e assim cuidar da saúde do corpo e da mente, em um ambiente muito saudável”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.
Durante visita ao CRAS Laranjeiras, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania Ênio Langhi, além de conferir a entrega dos brindes para as crianças, ouvir a educadora social, Fabiana Yukie Makino relatar que o grupo de idosos solicitou a instalação de uma cozinha, também acompanhou a ‘Oficina da Memória’ desenvolvida pela psicóloga, Sílvia Ruivo. “O que vimos aqui é uma atividade muito importante, pois a profissional estimula todos a abrirem o coração, a reviverem as lembranças boas de quando eram crianças. É um exercício terapêutico para todos nós”, destaca.
De acordo com a diretora de Proteção Social, Natacha Igianara, “a maioria das pessoas que frequentam as atividades buscam inicialmente o CRAS para acesso a programas de transferência de renda e benefícios eventuais como por exemplo o cartão-alimentação, depois passam a gostar do atendimento, então criam o hábito da frequência”.
O planejamento das atividades, é dividido por eixos, que visam o estímulo da valorização pessoal, interação familiar e social, consciência financeira, autoestima, exercício da memória. Além disso, equipes multiprofissionais da Secretaria de Saúde, como: agentes, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos, visitam os grupos para orientações preventivas, conforme explicou a educadora social Fabiana Yukie Makino, “eles vêm até o grupo para orientação sobre nutrição, alongamento, vacinações, etc.”.
No calendário anual constam várias atividades fixas: ‘CarnaCras’ (carnaval), ‘Belas’ (dia da mulher), Arraiá Unificado (festa junina), Páscoa, Dia da Pessoa Idosa (ação em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa). Também são realizadas viagens, como forma de promover a expansão do conhecimento e oportunidade, além da recreação e integração entre os grupos. “Já fomos ao Parque Basalto, em Araraquara; ao Museu de Cândido Portinari, em Brodowski; ao Zoológico de São Carlos; ao Parque Ecológico de Matão; Coxinha de Bueno”, conta Natacha.
Para participar das atividades relatadas na matéria procure a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania: R. Cesário Motta, 853 - Centro, Matão -
(16) 3382-8900 - Ou o CRAS mais próximo de sua residência.