Prefeitura de Matão prossegue a implantação de ‘Ciclofaixa’ e ‘Faixa Azul’

Neste início de ano, por intermédio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, a Prefeitura deu sequência ao processo de implantação da Ciclofaixa, exclusiva para bicicletas, e realiza melhorias na Faixa Azul, preferencial para motocicletas, sendo que foram escritas a palavra ‘MOTO’ em todo trajeto.

Prefeitura de Matão prossegue a implantação de ‘Ciclofaixa’ e ‘Faixa Azul’


Duas equipes do Departamento de Trânsito estão trabalhando, simultaneamente, esta semana: uma realiza melhorias na Faixa Azul na Avenida Padre Nelson e a outra equipe está dando continuidade na pintura da Ciclofaixa na Rua São Lourenço, próximo a empresa Rodomax.

De acordo com o Departamento de Trânsito desde a implantação da Faixa Azul na Av. Padre Nelson, não houve mais nenhum acidente envolvendo motos no local.

“Pelo que a gente vem observando e conferindo, a implantação de espaços exclusivos e preferenciais, facilitam bastante o tráfego de veículos, motos e bicicletas, trazendo mais segurança para os condutores e para as pessoas que caminham, em meio a grande movimentação da cidade. Isso indica que estamos no rumo certo, construindo uma mobilidade urbana mais segura para todos”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

O primeiro trecho a receber a Ciclofaixa mede 1,3 Km, na Rua São Lourenço, desde a Avenida Trolesi até a Avenida Padre Nelson. O início e fim da Ciclofaixa serão demarcados com placas orientativas, para facilitar o tráfego de ciclistas e motoristas, que passam a dividir o trânsito de modo direcionado.

De acordo com Robson Moreira, secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, “demarcar o espaço exclusivo destinado à circulação de bicicletas serve como um alerta visual, para motoristas e pedestres, sobre a presença e prioridade dos ciclistas naquele trecho da via, dando segurança a todos”.

As medidas tomadas pela Prefeitura de Matão seguem a orientação da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). O órgão federal orienta a implantação de Ciclofaixas, por meio do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume VIII - Sinalização Cicloviária, o que estabelece os padrões e critérios técnicos para a criação e sinalização de espaços na malha viária.

“Ao que tudo indica vamos estender a Ciclofaixa para outros locais da cidade, seguindo as Diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana, que visa estimular a mobilidade ativa e integrar os diversos meios de transporte, priorizando locais de grande circulação de pessoas e veículos, para segurança de todos”, detalhou Robson Moreira.

Faixa Azul da Avenida Padre Nelson

A Prefeitura segue acompanhando a interação dos condutores junto a Faixa Azul implantada na Avenida Padre Nelson, entre as Ruas São Lourenço e Sinharinha Frota. Iniciada ao final do ano passado, a medida também foi autorizada pela SENATRAN. O plano visa a segurança e mobilidade dos motociclistas.

“Escolhemos iniciar a Faixa Azul neste local por concentrar alto fluxo de veículos e motocicletas. É um projeto-piloto, a partir do qual estamos avaliando o comportamento do tráfego, sendo que, posteriormente, servirá de base para ajustes, antes da expansão para outras vias da cidade”, explicou Robson Moreira.

Baseado na Faixa Azul, implantada na Capital de São Paulo, em Matão os motoristas aderiram com tranquilidade à nova sinalização de trânsito. A Faixa Azul não é exclusiva para motos, mas sim preferencial. Ela orienta o motociclista a trafegar com mais disciplina e atenção, e reforça a importância do respeito mútuo entre todos os condutores.

Conteúdos Relacionados