Prefeitura e COMAD promovem evento em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas

Prefeitura e COMAD promovem evento em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas

Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Matão e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), promoveram, na Casa do Advogado, um evento em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado anualmente em 26 de junho.

O evento reuniu autoridades, profissionais da rede de proteção, representantes da sociedade civil e estudantes com o objetivo de ampliar a conscientização e o debate sobre os impactos do uso de álcool e outras drogas, como maneira de fortalecer as políticas públicas de prevenção, acolhimento e cuidado desenvolvidas no município.

O prefeito Cido Ferrari participou do evento e destacou o compromisso da administração municipal com o enfrentamento à dependência química. "Matão mantém uma rede estruturada de atendimento às pessoas que enfrentam a dependência química. Entre esses serviços está o CAPS AD, que realiza um importante trabalho de acolhimento e tratamento e, em breve, passará a contar com uma nova unidade, ampliando a capacidade de atendimento à população. Mas esse é um desafio que não pode ser enfrentado apenas pelo poder público. É uma responsabilidade de toda a sociedade. Todos nós conhecemos alguém, uma família ou uma comunidade que já foi impactada pela dependência química. Por isso, prevenir, orientar e acolher é um compromisso que precisa ser de todos", afirmou.

A programação teve início com uma apresentação dos alunos do Projeto Pescar, que desenvolveram atividades voltadas à conscientização sobre escolhas saudáveis, prevenção e responsabilidade social.

Na sequência, o educador social José Eduardo Meletto, do Projeto Renascer, compartilhou experiências vivenciadas no acolhimento de pessoas em situação de rua, ressaltando os desafios relacionados à dependência química e à reinserção social.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Enio Otávio de Souza Langhi, destacou os impactos da dependência química no ambiente familiar. "Sabemos dos desafios e do sofrimento enfrentados diariamente por pais, mães e familiares. Por isso, reforçamos a importância da prevenção e da conscientização. Além das drogas ilícitas, o álcool e o tabaco, apesar de legalizados, também causam sérios danos à saúde, às famílias e à sociedade", ressaltou.

Representando o COMAD, o presidente Augusto Pires Bial enfatizou a importância dos conselhos municipais na construção e fortalecimento das políticas públicas sobre drogas. Segundo ele, a atuação integrada entre Poder Público e sociedade civil é essencial para ampliar as ações preventivas e promover uma cultura de conscientização.

Encerrando o ciclo de palestras, a promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Dra. Bruna Maria Buck Muniz, apresentou uma abordagem científica sobre o desenvolvimento do cérebro humano e os impactos do consumo precoce de álcool e outras drogas durante a infância e a adolescência. Ela explicou que o contato com substâncias psicoativas nessa fase da vida pode comprometer o desenvolvimento cognitivo e provocar consequências permanentes, reforçando a necessidade de proteger crianças e adolescentes.

O evento contou com o apoio da Casa dos Conselhos, representada por Murillo Pinotti e Paulo Eduardo Zabaglia, e reuniu estudantes do Projeto Pescar e dos alunos da Escola Estadual Jardim Buscardi, que participaram com o apoio da Diretoria Regional de Ensino, além dos profissionais da rede de proteção e demais convidados.

Ao final, os participantes acompanharam um momento de perguntas, debates e troca de experiências, promovendo reflexões, especialmente entre os jovens, sobre os riscos do uso de drogas e a importância da prevenção como instrumento de promoção da saúde, da cidadania e da qualidade de vida.

 

Conteúdos Relacionados