Prefeitura realiza 2ª Reunião da Instância de Governança Regional do Fórum Permanente da Região Turística Centro Paulista

A reunião organizada pela Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, aconteceu na quarta-feira (05) na sala de reuniões do Gabinete do prefeito Cido Ferrari, e contou com a presença de diversas autoridades de municípios vizinhos a Matão, bem como representatividades interessadas no desenvolvimento econômico possibilitado pelo turismo regional.

Prefeitura realiza 2ª Reunião da Instância de Governança Regional do Fórum Permanente da Região Turística Centro Paulista

O objetivo é contextualizar avanços desde a 1ª reunião, ocorrida em 17 de junho deste ano, ajudar a incluir os demais municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, e reforçar o propósito da ‘Região Turística Centro Paulista (RTPC) no ciclo 2025–2026, para fortalecimento da ‘Instância de Governança Regional’.

 

O encontro surge como parte do ‘Fórum Permanente da Região Turística Centro Paulista’, que de modo contínuo vem promover o debate, a troca de informações e a interação entre Prefeituras, empresas e órgãos ligados ao setor de turismo, com interesse em desenvolver a economia regional, através do fomento turístico. A reunião foi conduzida pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico Diego Mingorance; pelo presidente da Instância de Governança da RTPC Paulista, Carlos Alberto de Oliveira; e pela interlocutora suplente da RTPC, Taísa Ferreira Lima.

 

Para o prefeito Cido Ferrari, que não esteve presente na reunião, em razão de viagem em prol do município, “a união regional na busca pelo desenvolvimento econômico deve beneficiar a todos, e como temos uma das maiores arrecadações do interior, precisamos preparar projetos para buscar o repasse de recursos, que possibilitam o fomento do turismo regional, fazendo crescer a prestação de serviços como restaurantes, hotéis, supermercados, comércio em geral, etc., bem como a oferta de emprego e geração de renda, através da sustentabilidade”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

 

Conforme se posicionou o vice-prefeito Diego Mingorance, que também atua como ‘Interlocutor Titular da RTCP: “junto com o prefeito Cido Ferrari, nosso desafio é ajudar a incluir todas as cidades da região de Matão e Araraquara no ‘Mapa do Turismo Brasileiro’, assim como já incluímos nosso município, orientando os vizinhos em relação a regularização de documentações exigidas tanto pelo Ministério do Turismo (âmbito Federal) quanto pelo Governo do Estado de São Paulo (âmbito Estadual), para receberem certificação de Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (MIT).

 

Estiveram presentes na reunião as seguintes autoridades: Marcos Galli presidente do Conselho Municipal de Turismo de Matão; Sebastião de Deus Moreira (Tião), secretário de Governo de Matão; Terezinha Viveiros, prefeita de Américo Brasiliense e seu vice Leandro Mancha; Tiago Aléx Ravazzi, prefeito de Cândido Rodrigues; Fabiana Scardoelli, vereadora de Matão; e Roberto Palomino, vice-prefeito de Taquaritinga.

Também marcaram presença diversos secretários de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer das cidades de Araraquara, Nova Europa, Rincão, Dobrada, Fernando Prestes, Santa Lúcia e Motuca, além de artesãos e representantes da mídia local (Rádio Educadora e Jornal Momento Interior).

 

Durante a reunião teve participação da técnica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, que também atua como responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo, Elaine C. A. Papoy, bem como o subsecretário de Gestão Corporativa. Ela explicou - por meio de videoconferência - o passo a passo para as certificações, momento em que as pessoas presentes tiraram dúvida e anotaram as orientações sobre o processo de cadastramento no SisMapa.

O município de Matão, além de ser polo de turismo religioso, em razão da Festa de Corpus Christi, possui um forte turismo industrial, pois as fábricas recebem visitantes nacionais e internacionais. Além disso, a ‘Terra da Saudade’ pode se tornar polo de ecoturismo, dado a sua quantidade de rios e cachoeiras; bem como pode ‘virar’ polo de cicloturismo e maratonismo, com investimentos em infraestrutura, rotas e serviços específicos, para atrair visitantes interessados em atividades de ciclismo, seja para lazer, esporte ou mobilidade.

 

Desde maio de 2025 Matão está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, sendo que a articulação, junto ao Ministério do Turismo, foi iniciada em março, com obtenção do certificado três meses depois. “Essa certificação, que conquistamos, em tempo recorde, possibilitou a obtenção de recursos para a Festa de Corpus Christ do ano passado. Agora estamos em busca da certificação emitida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o que vai nos ajudar a captar mais recursos para desenvolver a economia do nosso município, através do turismo”, relatou o vice-prefeito, Diego Mingorance.

 

O reconhecimento valoriza não apenas o potencial turístico do município de Matão, mas também os esforços contínuos da gestão em promover eventos tradicionais e atrativos regionais, assim como a Festa de Corpus Christi, cuja celebração cultural e religiosa é um dos principais cartões-postais que atrai visitantes de diversas regiões há 78 anos.

 

 


 

Conteúdos Relacionados