Roda de Conversa sobre Estomia acontece dia 25 na Casa da Cultura de Matão

Roda de Conversa sobre Estomia acontece dia 25 na Casa da Cultura de Matão

 

No dia 25 de novembro, a Casa da Cultura de Matão será palco de um importante encontro voltado à saúde e à qualidade de vida: uma roda de conversa e orientação sobre estomia, com o tema “Cuidando com Amor”.O encontro tem como objetivo orientar pacientes com estomias, seus familiares, cuidadores e profissionais da saúde sobre os cuidados diários necessários, reforçando a importância do autocuidado e da prevenção de complicações.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da empresa Cholmed Comercial Hospitalar. O evento é aberto ao público e não requer inscrição prévia. As atividades terão início às 13h30.

Falar sobre o tema é essencial, já que, segundo o Ministério da Saúde, mais de 400 mil brasileiros são estomizados. Pensando nisso, o município promove este encontro em parceria com uma empresa especializada, oferecendo informações técnicas e práticas para melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, cita o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguim, o Faro.

As orientações técnicas serão ministradas pela enfermeira dermato Hellen Taivona, que abordará temas práticos e humanizados sobre o manejo da estomia, promovendo um espaço de acolhimento, troca de experiências e aprendizado coletivo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pessoa estomizada é aquela que, em decorrência de um procedimento cirúrgico, possui um estoma, uma abertura artificial que liga um órgão interno (como o sistema digestório, urinário ou respiratório) ao meio externo. Essa abertura permite a eliminação de substâncias corporais, sendo essencial para a saúde e o bem-estar do paciente.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pela distribuição gratuita dos equipamentos coletores e de segurança, além de oferecer orientações sobre o manuseio adequado das bolsas coletoras. Esses dispositivos, fixados na abertura da estomia, são fundamentais para garantir autonomia, conforto e qualidade de vida aos pacientes.

De acordo com a organização, a roda de conversa busca fortalecer o vínculo entre pacientes e profissionais de saúde, estimulando o aprendizado sobre o uso adequado dos equipamentos, a higiene e o reconhecimento de possíveis alterações que exijam atenção médica.


 

Conteúdos Relacionados